22 de abril de 2009

Fluxo

Glossário 1:

Empirismo . a filosofia que determina o conhecimento e consciênca pela experiência sensorial humana.

E, não é a base de tudo? Todo o caminho que o humano percorre, aprende com a sua experiência de todos os seus sentidos, incluindo a sua perfeita junção com o intelecto e reflexão individual. Não vou estar com mais filosofias de merda e estruturas de frase elaboradas, e vou-me dirigir ao meu propósito , o qual pensei inicialmente para esta mensagem.

Na minha opinião, todos vivemos num fluxo. Um fluxo, quem sabe interminável. Refiro-me claro, ao chamado «tempo», de tanta teoria esta palavra tornou-se uma noção bastante esbatida em si própria, acham que existe um tempo presente? como o definem através dos vossos sentido? Podem dizer que quando vejo algo a contecer vejo essa coisa a acontecer no presente, quando ouço algo , ouço essa coisa no presente, quando sinto algo, sinto essa coisa no momento exactamente presente. Todas estas noções partem de um empirista cego da realidade, pois quando eu vejo algo a acontecer, digamos a minha mão a mexer, o raio de luz que chegou ao meu olho , demorou um certo ( muito curto ) período de tempo a chegar ao meu olho, e portanto posso afirmar que estou sempre a ver o passado, pois tudo o que vejo é luz reflectida em objectos. Se ouço alguém a chamar-me , o mesmo caso ocorre , apenas substituimos o raio de luz por uma onda sonora, e o meu olho pelo meu ouvido, estou também a ouvir vozes do passado. Por incrivel que pareça estou também a sentir algo que já não faz parte do momento presente , quando toco na suave e alva pele de uma musa, pois o impulso nervoso dos meus nervos sensoriais nas pontas dos meus dedos, também demora o seu tempo a chegar ao meu cérebro.

Ficamos portanto, presos em muitas diferentes realidades , em muitas dimensões.

Ainda bem que tudo isto é uma filosofia de merda, senão, ficaria seriamente preocupado.

4 comentários:

  1. Bem o dizes e bem o questiono.. no meio desta trapalhada toda onde se mete o dito cujo presente?
    Sinceramente não sei, por isso mesmo tenho que concordar contigo. E se mesmo esse presente existe é mesmo por instantes unicamente microscopicamente visiveis. Enfim.. o vocabulário é bastante matreiro, e se queremos utilizá-lo da maneira mais correcta temos que nos questionar sobre ele. Se pensares bem ainda existe muito para reflectir. E nós perguntamos: Será que é mau? .. não, não é mau, pelo contrário, temos que ocupar as nossas cabeças com alguma coisa, porque ninguém pensa por nós.

    ResponderEliminar
  2. tipo.. nao são extractos de um diário.. são um relatório do que eu sentia naquele, e simplesmente escrevi o que pensava e o que vinha da alma. :P

    ResponderEliminar
  3. Acho bastante interessante essa ideia do diario de sonhos.. Costumas anotar todos os sonhos que tens?

    ResponderEliminar
  4. Por favor, podes-me definir ou explicar com mais especificidade o que querias dizer com 'uma abstenção sensorial'?

    Desculpa a minha ignorância x)

    ResponderEliminar

Os Reflexos