2 de maio de 2009

Som.



Desde um certo ponto da minha vida, agora desfocado pela memória, que tenho um grande receio de perder a minha audição, e acompanhando esse receio, um pressentimente que eventualmente , vou mesmo estar rodeado de silêncio. Que maldita praga. Um grande humano chamado Ludwig Van Beethoven, compositor do período romântico, escreveu uma sinfonia, a sua 9ª Sinfonia, a sua última sinfonia, quando ludwig acabou a sua obra, infelizmente já não tinha o sentido auditivo, e portanto nunca chegou a ouvir a orquestra a tocar os seus sons, e que sons eram estes que foram deixados por ouvir ao seu criador.

Mas, voltando ao silêncio, chhhh- o silêncio é uma concepção impossível para mim, um humano ouve e ouvirá sempre, o seu batimento cardíaco e a sua respiração, a ausência de som não é portanto prática para uma pessoa, mas isto não quer dizer que não se aproxime disso. Posso então acrescentar noutro tópico, uma essencialidade da música, é de facto haver silêncio por onde criar os sons isolados, e assim puros, palavras dictadas. Enfim vibrações.


Se uma árvore cai na floresta, faz algum som?

6 comentários:

  1. Tenho duas teorias. Nunca há um silêncio total, nunca deixamos de ouvir alguma coisa. O silêncio é que nós quiseremos, se pensares para ti que o que está há tua volta não são ruídos, então não o são. A possibilidade de perder a audição, ou a visão, ou qualquer um dos nossos sentidos, é uma fobia que todos temos.

    ResponderEliminar
  2. volto para responder à tua pergunta. É claro que faz algum som. Mas há sons que estão enraizados em determinados meios, locais, ou situações. Há sons que já nos parecem normais. Estamos assim adaptados aos ruídos do local onde vivemos. Se uma árvore cai na floresta e faz um ruído, uma pessoa (se lá estiver, claro) ouve, mas um coelho talvez não oiça. Pode assustar-se, mas talvez não oiça.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, mas também sou da opinião de que a vida é a arte das artes.

    ResponderEliminar
  4. Que óptima ideia essa dos abraços. Adorei :)

    Vou fazer isso.

    Costumas fazer isso regularmente?
    Como te sentes?

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tive a oportunidade de faze-lo, mas adorei a ideia e podes ter a certeza que o irei fazer.
    Se tu dizes que provoca uma onda de felicidade enorme é digno eu também despertar mais felicidade por aqueles que necessitam, ou seja todos.

    Adoro abraços, a sério!

    ResponderEliminar
  6. uma questao.. tu chamaste joão, ou o abraço joão foi para mim? :P

    deves estar a achar um bocado estranha a curiosidade mas desejo saber.

    abraço :)

    ResponderEliminar

Os Reflexos